Questões de Gênero e Espiritismo

Kardec muito sabiamente questionou os Espíritos Superiores, responsáveis pela Revelação Espírita, sobre as questões que envolvem os sexos. A espiritualidade respondeu sem tergiversação:

"Decerto; são os mesmos os Espíritos que animam os homens e as mulheres." (resposta à questão 201)

E Kardec ainda complementa: "Aquele que só como homem encarnasse só saberia o que sabem os homens" (nota à questão 202), indicando claramente que, cedo ou tarde, passaremos tanto por uma como por outra experiência. Só assim a evolução pode ser completa.

Tendo isto em mente, não há muito o que se possa dizer sobre as questões de gênero na atualidade:
  • Se são os mesmos espíritos, logo estão regidos pelas mesmas leis naturais.
  • Quaisquer eventuais privilégios que um ou outro consiga nas nossas leis civis são meramente privilégios que distanciam o nosso código civil da lei natural.
  • Se são os mesmos espíritos, então, exceto por alguma limitação/estrutura física, não há muito que homens e mulheres não possam fazer, independente do gênero.
Então, se temos alguma consciência não podemos concordar nem com o machismo descabido e nem com o feminismo tresloucado.

Se temos alguma consciência temos que louvar ações que visam colocar a mulher no mercado de trabalho em condições de igualdade (igualdade em concorrer e executar um trabalho notoriamente dominado por homens) e repudiar quaisquer privilégios concedidos a elas que faça com que essa igualdade perante a lei seja quebrada.

Também devemos repudiar toda e qualquer violência contra a mulher, não pelo fato de ser mulher, mas pelo fato de ser uma pessoa, filha de Deus e merecedora de toda a proteção que possamos dar (imagina sua mãe passando por uma violência qualquer!).

Se o físico delas é mais fraco que no homem (nem sempre, mas quase sempre o é), manda a caridade o forte cuidar e proteger o fraco.

Se respeitássemos essas e outras diretrizes da espiritualidade, muito da "guerra dos sexos" seria meramente uma lembrança longínqua e engraçada de uma novela das 19h.

Em outros posts trataremos aí sim das questões relativas às mulheres e homens que merecem alguma consideração do ponto de vista espírita.

Abraços

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pode haver espíritas comunistas?

Frase: "O mundo espiritual é formado de antimatéria".

O Espiritismo é individualista?